Porque não ser "EU" ?

  Tenho refletido, principalmente nesse nossa geração em que as tramas sociais perpassam por um rede de exposição que valoriza prioritariamente a imagem, sobre a preocupação em não ser "EU".

   Calma, calma, vou explicar melhor. Não quero que esse seja argumento para apoiar  às  "opiniões" que atacam as minorias. Algo é vc ser alguém que se preocupa em oprimir sua personalidade em detrimento de se tornar parte da sociedade, outra completamente diferente é você ser desrespeitoso com a liberdade alheia achando que sua opinião, por algum motivo muito estranho, é pedida automaticamente por todos e, no caso mais grave, deve prevalecer sobre as demais...

Dito isto, vamos lá....

     Ainda na Era Capricho, o que mais víamos eram materiais sobre "Como conquistar aquele gatinho?" ou ainda na Veja "Como ser bem sucedido?" e são inúmeras as receitas, publicadas em diversas mídias, que você deveria seguir para ser uma pessoa que talvez você não queira ser (e acredite, o que não te dizem é que tá tudo bem com isso). 

    Atualmente pouco mudou, na expansão da informação, ampliamos a Receita da Felicidade em  blogs, vlogs, podcasts, diversas redes sociais,  que querem te ensinar um segredo que pertence a mente de um ou um dado número de indivíduos, criado em épocas diversificadas com pequenas alterações culturais e reforçada pela sociedade.

    Cirurgias Plásticas ( bichectomia, lipoescultura etc etc) , maquiagens com trilhões de  cores e modos de você mudar o formato de rosto, olhos, boca...corpos perfeitos, almas perfeitas, personalidades perfeitas.... Senhoras e senhores, parem, pensem...QUE PRESSÃO TERRÍVEL, para que você reprima e rejeite tudo aquilo em você que não está de acordo com o Modelo.

      Penso que já fiz uma reflexão semelhante, mas é um assunto que me é recorrente por experiência própria. Fico quase louca quando me pego refletindo "qual o problema do meu rosto ser mais arredondados? Pq me incomoda essas gordurinhas localizadas perto do quadril? Pq as estrias e celulites deveriam me incomodar? Pq tenho que desejar morar em uma mansão e ter uma vida metropolitana?" E a coisa mais grave que isso se desencadeia é " pq não posso ser aceita e amada por quem sou, por mim ou pelos outros?". Esses são os tipos de situações que tem gerado pessoas mentalmente, psicologicamente desestabilizadas em uma eterna luta contra o seu próprio EU.

     Certo. A vaidade por si não é algo ruim, não se ela faz vc aumentar sua auto - estima. Mas como já dizia uma sábia filósofa, minha mãe, tudo que é demais: passa. Os excessos (e isso se aplica em qualquer esfera a ser pensada) adoecem, é necessário se ponderar em tudo, daí a necessidade de reflexão.

    Além da imagem externa que afeta principalmente o sentido da visão, outra  me incomoda ainda mais. A criação de modelos de personalidades imitáveis. Isso não se aplica tão somente aos famosos. E mais um vez, uma coisa completamente diferente de admiração é você passar a seguir alguém,  desejar Ser e Ter do Outro, querendo trilhar o mesmo caminho, por imaginar que ali, diante de si está o tão buscado modelo da Felicidade. Sério. Isso é doentio. É assustador. Pois aquele que o faz claramente se torna uma cópia desfigurada, um indivíduo mimético que sempre incorre no erro de desrespeitar a individualidade de seu Admirado, e mais ainda, este passa a vida se apoiando de Felicidades alheias em Felicidades alheias sem compreender o principal: Ser Feliz é um caminho de escolhas Individuais.
 
    Oras, essa postagem tb não é um modelo de como ser, parecer e agir, mas é um caminho para que haja reflexão. Afinal de contas quem é você quando não há ninguém por perto, quando não está sob o julgo dos outros olhares? Porque não o ser , relaxar, sorrir ao invés de tentar passar toda uma vida frustrante querendo ser como outra pessoa ?  Então, Sê. Ser deve ser a sua Liberdade. 


PS.: Falando em...

Ser "EU". Vou expor aqui uma opinião polêmica: SIGNOS

    Concordo plenamente que os astros tem uma papel importante sobre quem somos, nossas aspirações, como somos vistos, mas veja bem, não consigo enxergar isso como uma FATOR DETERMINANTE de quem você é. 
     O que mais vejo são pessoas usando signos para justificarem suas falhas e querem passar uma manual de si. Vamos lá, beeem complicado querer anular suas experiências de vida, toda sua história e medos, e alegrias, e desejos...supondo que nada disso é uma escolha baseada no Livre Arbítrio. Penso que alimentar esse e qualquer Determinismo (seja místico ou religioso)  nas nossas vidas parte de uma ato de irresponsabilidade que tira da sua mão seu poder de atuar na própria vida...  

___|Ao som de :  Leaving Entropia - Pain of Salvation [ Entropia - 1997]
___|Imagem: A Reprodução Proibida [1937] - Renè Magritte 




Comentários