Notícias pelo mundo: História

De Auschwitz, mensagem sobrevive em garrafa

REPRODUÇÃO/ MEMORIAL E MUSEU DE AUSCHWITZ-BIRKENAU
Lista de nomes de prisioneiros que permaneceu escondida durante 65 anos
A reforma de uma escola na Polônia acabou revelando um documento raro na história do Holocausto. Durante a obra foi encontrada uma velha garrafa escondida em uma parede. Dentro dela, um pedaço de papel de saco de cimento trazia uma lista de sete nomes, com seus respectivos números e indicação da cidade natal, e apenas uma frase: “Todos entre 18 e 20 anos”. O bilhete registra uma data: 20 de setembro de 1944.

Os nomes que aparecem no pedaço de papel são de prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz. Temendo não sair com vida dali, deixaram registrado quem eram, para que um sinal de suas vidas permanecesse.

Felizmente cinco dos sete listados saíram com vida da Segunda Guerra Mundial. Para o diretor do Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau, Piotr M. A. Cywiski, o valor documental do achado é grande, pois é uma das raras anotações deixadas pelos próprios prisioneiros, e não pelos nazistas.

A lista identifica seis poloneses e um francês. Três deles ainda estão vivos, segundo o levantamento feito pelo museu. O polonês Wacław Sobczak, que foi quem escondeu a garrafa, declarou a jornalistas que ele e seus colegas fizeram a lista porque achavam que não sobreviveriam. “Queríamos que alguma coisa de nós ficasse, nem que fosse apenas essa garrafa”, disse ele, revendo o objeto aos 85 anos.



Notícia retirada de http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/de_auschwitz_mensagem_sobrevive_em_garrafa.html

Comentários